domingo, 22 de fevereiro de 2009

Fim do casamento faz mal à saúde?

As pessoas casadas, de maneira geral, parecem ser mais saudáveis do que os solteiros.

Se o casamento acaba, no entanto, a diferença de saúde tende a desaparecer, e divorciados ou separados têm uma das maiores taxas de doenças.

Agora, um novo estudo, publicado na edição de maio do Journal of Marriage and Family, mostra que casais que moram juntos também apresentam uma diminuição na qualidade da saúde após a separação.

"Deixar de morar junto, como desmanchar um casamento, tende a ter um efeito prejudicial à saúde", disse o principal autor do estudo, Zheng Wu, da Universidade de Victoria, em British Columbia (Canadá). Wu e o co-autor do estudo, Randy Hart, chegaram a esses resultados a partir de pesquisas nacionais sobre saúde física e mental e condição de relacionamento, conduzidas pela Statistics Canada, com intervalos de dois anos, que começaram no início dos anos 1990. No começo das pesquisas, havia 9.775 participantes, entre 20 e 64 anos.

Com base nesses dados, a equipe verificou que tanto homens quanto mulheres tendiam a relatar uma diminuição na saúde física ou mental após deixar de morar junto ou terminar um casamento. Os pesquisadores propuseram duas teorias para explicar por que pessoas casadas relatam uma melhor saúde do que as solteiras. Uma supõe que as pessoas mais saudáveis tendem a se casar. A outra teoria, chamada de "hipótese de proteção do casamento", sugere que casais melhoram sua saúde ao dar um ao outro apoio social e financeiro, e ao monitorar o comportamento de saúde de cada um.

Em entrevista, Wu disse que tentou entender se uma das hipóteses poderia explicar os benefícios à saúde do casamento e da condição de morar junto, ao analisar os resultados de diferentes formas. Os autores da pesquisa concluíram que "os efeitos protetores" podem explicar em grande parte por que casais têm ganhos de saúde. As descobertas também indicam que morar junto e ser casado são termos similares em relação a ganho de benefícios de saúde.

"Embora tenha havido algumas diferenças entre uniões conjugais e não-conjugais, nossa pesquisa indica que, em relação a resultados de saúde, as duas são muito parecidas", disseram eles. "A descoberta de que morar junto e ser casado têm consequências na saúde similares dá crédito à idéia de que morar junto se tornou a forma viável de viver em família."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!