terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Começar uma nova vida

A passagem de ano, geralmente é precedida por alguns momentos de reflexão sobre o ano que finda e o novo ano que se inicia. É uma época em que a maioria das pessoas efetua o seu balanço pessoal, profissional e social. Faz-se uma retrospectiva da vida que se tem tido e se esse percurso está de acordo com as nossas expectativas, objetivos e sonhos e ao mesmo tempo planeia-se um aperfeiçoamento desse rumo ou mesmo uma mudança de paradigmas, visando um outro estilo de vida, ou uma melhor qualidade de vida.

Costuma-se dizer nesta época de passagem de ano "Ano Novo, Vida Nova", mas será que realmente temos a coragem e a vontade de modificar alguma coisa na nossa Vida, ou simplesmente continuaremos a manter o mesmo paradigma da rotina do dia-a-dia, em que vamos deixando o tempo passar e a Vida correr, sem termos algum cuidado com o nosso bem-estar e daqueles que nos são mais queridos e íntimos?

Esta é a altura ideal para fazer essas reflexões, mas ao mesmo tempo para estar aberto a outras ideias, estilos de vida e também usar essas conclusões para colocar em prática aquilo que sistematicamente vamos adiando, como por exemplo ter um maior cuidado com a nossa saúde, melhorando a qualidade e a quantidade da alimentação, começar a praticar alguma atividade física moderada que de preferência englobe um estilo de vida mais saudável, visando ter mais energia, vitalidade, bem-estar, felicidade e qualidade de Vida.

Por atividade física não se deve entender como a prática de um desporto, mas antes evitar o sedentarismo que acaba por minar a nossa vontade e dinamismo, gerando uma certa apatia que mina a vontade para promover uma atividade que contribua para ter mais saúde, lucidez e bem-estar.

O ideal é praticar uma actividade física moderada, progressiva e regular, como caminhar diariamente cerca de 30 a 60 minutos, nadar, ou que também englobe um estilo de vida mais saudável cuja prática engloba técnicas gestuais, trânsito energético, técnicas vocais, respiratórias, de limpeza orgânica, corporais, descontracção e técnicas de concentração, meditação e de hiperconsciência.

É essa nova Vida que está nas nossas mãos, na nossa vontade e determinação em mudar hábitos pouco saudáveis, para hábitos saudáveis, começando a ter um maior cuidado com a alimentação, iniciando a prática de um tipo de exercício moderado, como caminhadas, que são exemplos de exercícios que não stressam a musculatura, nem cansam exageradamente o corpo.

Por isso não se acomode à rotina do sedentarismo e quebre as barreiras que o estejam a impedir de começar a ter um estilo de Vida mais saudável.

Comece por adquirir o hábito de fazer alguns trajetos a pé e não de carro, efetuando assim algumas caminhadas que pode passar a fazer no campo, nos seus tempos livres.

Faça-o não pelas vantagens que isso lhe proporciona, mas pelo cuidado e atenção que vai ter consigo próprio e pelo prazer e bem-estar que um estilo de Vida saudável lhe transmite. Dê início, a uma Vida Nova, neste Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!