segunda-feira, 14 de março de 2011

Cirurgia plástica: cicatriz

Dizem que cada cicatriz tem uma história para contar. Mesmo assim, ninguém gosta de ter cicatriz.Por isso, os cirurgiões plásticos acabam sendo procurados para eliminar essas marcas indesejáveis no corpo."Toda cicatriz pode ser amenizada desde que o procedimento seja feito corretamente e de preferência por cirurgião plástico, que tem em sua formação uma conscientização de tratar com delicadeza os tecidos durante uma cirurgia", explica a cirurgiã plástica e diretora técnica Dra. Ruth Graf, do Pietà Centro Médico. A aproximação correta da pele durante a sutura, complementa a médica, faz a diferença no resultado final da cicatriz.
Existem cirurgias para retirar ou amenizar as cicatrizes, que são divididas em inaparentes e aparentes.As cicatrizes inaparentes não precisam ser amenizadas, já que ficam em locais não expostos ou em pregas cutâneas e são disfarçadas com as marcas do corpo."As aparentes são aquelas que podemos visualizar e podem ser corrigidas.Essas cicatrizes podem ser finas, com aspecto claro e macio, hipertróficas, que são aquelas com aparência avermelhada e grossa, e queloidianas, os chamados quelóides, que são avermelhadas, elevadas, dolorosas ou com prurido", esclarece a cirurgiã plástica.
Segundo a Dra. Ruth, cada cicatriz possui um tipo de cirurgia para correção, que pode ser mais difícil conforme a região do corpo onde está localizada.Nas articulações, como o joelho, por exemplo, as cicatrizes sempre irão alargar, por melhor que seja feita a sutura. No tórax, pode ser necessária mais de uma cirurgia para a sua correção.Os quelóides precisam de um tratamento mais específico.
"Para as cicatrizes queloidianas fazemos infiltração de corticóide, compressão com placas de silicone e, quando ressecadas cirurgicamente, tratamos com radioterapia específica a partir do segundo dia após a cirurgia", explica a cirurgiã.
Após o procedimento cirúrgico, a cicatriz deve ser protegida com micropore durante dois meses, ser massageada com medicamentos apropriados, e algumas vezes ser protegida com placa de silicone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!