segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Transtorno de Personalidade Paranóide

O Transtorno de Personalidade Paranóide é caracterizado por uma desconfiança difundida, a pessoa desconfia de todos e de tudo, encontrando motivos que são interpretados como um ataque ou possível ataque contra si.

Este transtorno tem início normalmente na idade adulta e apresenta uma variedade de contextos, sendo muito comum a desconfiança entre parceiros, muitas vezes denominado como pessoa muito ciumenta, ciúmes patológico, ciúmes excessivo, desconfiança excessiva, paranóico, etc.

As características da pessoa que desenvolve o transtorno paranóide incluem:

- Consideram outras pessoas como suspeitas de estarem agindo contra sua pessoa, ou que serão exploradas, irão lhe prejudicar, irão lhe enganar.

- Fica muito preocupado com situações que lhe provocam dúvidas injustificadas, como por exemplo, duvidam da fidelidade de amigos, parentes, etc.

- Não confia em ninguém, mesmo que nunca tenham lhe dado motivo para isso.

- Acha que sempre os outros irão usar de forma maliciosa o conhecimento sobre sua pessoa, percebendo-se ameaçado constantemente.

- Apresenta medo de conversar, pois acha que em todas as conversas tem significados (interesses) ocultos que irão lhe prejudicar ou usar para lhe humilhar.

- Percebe ataques ao seu caráter ou reputação que não são visíveis aos outros e é rápido em reagir e contra-atacar .

- Tem suspeita recorrente, sem justificativas, quanto à fidelidade do cônjuge ou do parceiro sexual, desenvolvendo um ciúme patológico.

Tratamento do Transtorno de Personalidade Paranóide:

Como na maioria dos transtornos de personalidade, a psicoterapia é o tratamento de escolha.

Indivíduos com personalidade paranóica apresentam desordem de pensamentos, sentimentos e comportamentos que prejudicam seu cotidiano e sua vida em geral.

Apesar de perceberem seus incômodos e acharem que sua vida está totalmente tomada por estes pensamentos e sentimentos, raramente se apresentam para tratamento.

Não se deve estranhar, então, que tem havido pouca investigação e resultados que sugiram tipos de tratamentos que são mais eficazes com esse transtorno.

A terapia cognitiva pode ajudar na reestruturação de crenças e pensamentos fazendo confrontação com a realidade, trabalhando técnicas de soluções de problemas, questionamento da realidade, evidências e trabalhando no indivíduo maior autoconfiança, valorização da auto-estima e assertividade.

Já a terapia centrada no cliente pode ser uma abordagem igualmente eficaz, pois enfatiza um simples apoio e acolhimento do cliente, fazendo-o se perceber participativo de sua vida e reconhecendo em si suas dificuldades de auto-estima, valorização e reconstrução pessoal.

No entanto, em qualquer processo psicoterápico, o Rapport de construção com uma pessoa que tem esse transtorno, será muito mais difícil do que o habitual devido à paranóia associada ao transtorno. A rescisão antecipada, portanto, é comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!