segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como reconhecer uma relação obsessiva

Há quem possa argumentar que se apaixonar é, pela sua própria natureza, um sinal de doença mental. Não é natural desenvolver tais vínculos emocionais tão profundos e sentimentos apaixonados tão rapidamente, e a expressão desses sentimentos pode, muitas vezes, chegar ao limite do irracional. A necessidade de estar na companhia de um amor pode substituir dor física ou qualquer senso de propriedade. Essa pessoa pode quase cumprir o papel de uma droga ou qualquer outra substância viciante. A sociedade parece encorajar alguns comportamentos irracionais quando se trata de romance apaixonado, mas há claramente uma linha entre paixão e obsessão.

Depois que o entusiasmo inicial de um novo romance teve tempo para esfriar um pouco, um parceiro pode observar que o comportamento do outro mudou significativamente. Pequenos argumentos se esquentam muito mais rapidamente ou expressões de afeto tornam-se mais sérias. Ele ou ela parece exigir mais e mais do seu tempo e atenção, à exclusão de outros amigos ou familiares. Você pode ser capturado no terror não saudável de uma relação obsessiva. Às vezes uma obsessão se queima e o relacionamento volta ao normal, mas outras vezes o parceiro obsessivo irá exibir sinais de verdadeira instabilidade emocional, vício no amor e co-dependência. Aqui estão alguns sinais para identificar uma relação obsessiva.

  • Não é incomum para um casal romântico normal ligar um ao outros com freqüência ou enviar e-mails pessoais e presentes. A obsessão ocorre quando um parceiro deixa numerosas mensagens sabendo que a outra pessoa não está em casa para respondê-las. Um parceiro obcecado também pode enviar um número significativo de e-mails pessoais ou encaminhados, mesmo depois de os dois passarem um tempo pessoalmente.

Isto tudo é um esforço para estabelecer um sentimento de segurança entre as visitas. Se a secretária eletrônica dessa pessoa ou e-mail ainda está funcionando, então o relacionamento também está. Presentes podem aumentar a intimidade repentinamente em comparação com o status da relação. Um parceiro obcecado pode tenta forçar a intimidade muito antes do previsto, com presentes como os caras jóias, roupas íntimas e itens relacionados a sexo.

  • As pessoas obcecadas não vão respeitar limites. Este é um sinal clássico de advertência durante a fase do namoro casual, sem compromisso (ou o “ficar”). Você pode definir um limite viável para o seu parceiro, como não ligar após as 11 da noite ou não te visitar no trabalho. Na manhã seguinte, um parceiro obcecado irá aparecer de repente na porta da frente de seu escritório. O telefone pode tocar à meia-noite ou 1h. O problema é que muitas vezes a pessoa vai pensar que violar as suas regras é engraçado. Não há um verdadeiro castigo por trás disso. Uma vez que alguém decide ativamente a não respeitar a sua privacidade ou pedidos razoáveis, ele ou ela atravessou um grau no comportamento obsessivo.
  • Pessoas obsessivas muitas vezes se tornem verdadeiros descobridores de fatos. Uma coisa é um parceiro saudável pesquisar o livro anual da sua escola ou perguntar a membros da família sobre sua infância, mas uma personalidade obsessiva não vai parar aí. Ele ou ela pode realizar intensas buscas on-line ou procurar a família e os amigos para entrevistas detalhadas. Ele ou ela pode ainda entrar em contato com antigos parceiros para descobrir ainda detalhes mais íntimos. Para pessoas obsessivas, descobrir cada fato possível sobre a sua vida se torna uma busca. Você pode querer verificar o histórico de pesquisa do computador para evidências de pesquisas anteriores.
  • Personalidades co-dependentes muitas vezes imitam seus parceiros emocionalmente. Se você estiver tendo um mau dia, o seu parceiro também parecerá especialmente deprimido. Se você estiver satisfeito, ele ou ela pode estar delirando. Quando a linha da obsessão é cruzada, cada aspecto da vida saudável do parceiro torna-se um gatilho para o parceiro obcecado.

Pessoas obcecadas vão copiar as roupas, comer os mesmos alimentos, ver os mesmos programas televisivos ou desenvolve os mesmos hobbies como o objeto de sua obsessão. Eles muitas vezes esperam que o seu parceiro fique lisonjeado por esta imitação, mas isso muitas vezes surge como uma tentativa desesperada de manter esse relacionamento pouco saudável.

  • A pior coisa que pode acontecer a um parceiro obcecado é uma colisão com a verdade. Um romântico rompimento é uma coisa dolorosa para a pessoa, mesmo as mais saudáveis, mas para um obsessivo, se assemelha à morte. As primeiras semanas na sequência de um término podem ser as mais perigosos para o parceiro saudável. Tão apaixonado como a pessoa obcecada pode ter 'amado' você,  ele ou ela vai ser igualmente apaixonado durante a fase "saia da minha vida eternamente". Essencialmente, você estragou todos os seus identificadores cuidadosamente trabalhados. O que resta é a mesma pessoa emocionalmente assustada que ele ou ela sempre foi, e ele ou ela realmente odeiam essa pessoa. A melhor coisa que você pode fazer como um amigo em questão é sugerir orientação profissional antes que eles tenham a oportunidade de machucar você ou eles próprios. Obsessão é uma verdadeira doença mental, então não deve ser considerada algo leve.

Lembre-se, a emoção é maior no início de qualquer relacionamento. Mas é importante saber como identificar os sinais de alerta para os relacionamentos não saudáveis. Se você acha que pode estar lidando com um parceiro obsessivo, não tenha medo de procurar o conselho sobre o relacionamento de um profissional.

Por: Alfonso Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!