quinta-feira, 30 de junho de 2011

Aprenda a controlar o ciúme

Há quem diga que um pouquinho de ciúme não faz mal a ninguém. Alguns até afirmam que ele apimenta um relacionamento. O problema é quando o "pouquinho" perde a medida e vira uma rotina no namoro, casamento, família e até mesmo nas amizades, fazendo com que as pessoas envolvidas sofram por causa disso.

Segundo Patrícia Ruschel Daudt, psicóloga clínica e terapeuta familiar, até certo ponto o ciúme é encarado como o "zelo do amor". "De alguma forma, o ciúme reafirma o desejo e a admiração pelo outro, mas quando ele acontece com muita freqüência e intensidade é sinal de que as coisas não vão bem com a própria pessoa ciumenta", afirma Patrícia.

"O ciúme deixa de ser aceitável e se torna patológico quando existe a ideia de posse", explica a psicóloga. "Neste tipo de relação predomina a submissão e subjugação dos desejos do outro", acrescenta.

O escritor Ubiratan Rosa, autor do livro Mais Amor, Menos Ciúme, explica que o ciúme pode ser considerado um impulso egoístico, muitas vezes baseado em indícios imaginários, podendo chegar a uma intensidade capaz de conduzir crimes passionais.Para a psicóloga Kelen de Bernardi Pizol, é possível controlar o ciúme e só senti-lo em situações contextualizadas.

"A pessoa deve se pôr no lugar do outro e pensar em como se sentiria se fosse tratada com tanta desconfiança, para decidir se vale a pena ou não demonstrar o ciúme", declara Kelen.A estudante Kátia Yamamoto, 24 anos, conta que o amadurecimento a ajudou ter controle sobre seu ciúme. Segundo ela, em seu último relacionamento que durou 4 anos, seu ex-namorado só ficava bravo por causa do comportamento de obsessão e controle constantes.

"Com o passar do tempo vi que estava começando a irritá-lo e que se eu continuasse a me comportar daquela maneira iria acabar perdendo meu namorado", diz Kátia. "Coloquei na minha cabeça que se ele estava comigo era porque me amava, e passei então a não ter ciúmes tão obsessivo", acrescenta.

A psicóloga Patrícia Daudt concorda que para aprender a lidar com o ciúme a primeira atitude que uma pessoa deve tomar é reconhecer que ele existe. "Não basta achar que é uma percepção só da outra pessoa envolvida. É preciso que a própria pessoa analise seu comportamento e se for o caso até mesmo busque ajuda profissional", declara.

De acordo com a designer Gabriela Simões, 24 anos, muitas vezes a pessoa não tem do que ter ciúmes mas, procura tanto, que acaba encontrando uma razão. "Uma vez, de tanto fuçar nas coisas do meu namorado, achei uma mensagem de uma menina para ele, que para mim, era um absurdo. Liguei para ele na mesma hora e brigamos muito. Só depois fui ver que a mensagem tinha sido antes da gente começar a namorar", conta.

Para Ubiratan Rosa, "vencer o ciúme", "curar o ciúme", são forças de expressão. Segundo ele, o possível é a convivência inteligente com o ciúme e, para isso, a pessoa precisa ter boa vontade e criar estratégias para tentar aliviar os tormentos do zelo excessivo.

"É necessário um empenho contínuo no processo de autoconhecimento e transformação moral (do latim morale, étimo mores, 'hábitos', 'costumes'), empenho esse que não dispensa o concurso da psicologia, e, não raro, da religião", enfatiza Rosa.
"Caso o ciúme esteja fora de controle, prejudicando o relacionamento ou trazendo sofrimento e a pessoa tentou lidar com isso outras vezes, mas não obteve êxito, a psicoterapia é indicada e, no caso do ciúmes patológico, também medicação", acrescenta a psicóloga Kelen de Bernardi Pizol.

Atitudes que podem ajudar no controle do ciúme:

- Admitir que não está conseguindo ter controle sobre suas emoções
- Buscar ajuda de uma opinião imparcial no relacionamento, geralmente uma ajuda profissional
- Manter o diálogo sempre presente na relação
- Ter a capacidade de se colocar no lugar do outro
- Respeitar os sentimentos e as diferenças do outro
- Ter auto-estima e não depender de uma outra pessoa para ter sua própria felicidade
- Ter a confiança como base de um relacionamento


Serviço:

Grupo MADA - Mulheres Que Amam Demais Anônimas
http://www.grupomada.com.br

Kelen de Bernardi Pizol - psicólogawww.psicoterapiacognitiva.com.br

Patrícia Ruschel Daudt - psicóloga e terapeuta familiar
prdaudt@terra.com.br

Ubiratan Rosa - escritor
diretoria@abrigobezmenezes.org.br (escrever no assunto UBIRATAN ROSA, Livros)
Livro: Mais Amor, Menos Ciúme (São Paulo, 126 páginas) Autor: Ubiratan Rosa Editora: Matrix



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!