segunda-feira, 23 de maio de 2011

Síndrome de Pânico: Tratamento

O síndrome de panico é um tipo de ansiedade crônica e os seus sintomas são muito similares a um ataque cardíaco, a sensação que você está fora da realidade e a ameaça iminente de morte acompanha esses sintomas físicos… Felizmente existem vários tipos de tratamento da síncrome de Pânico. Da primeira vez que isto acontecer você pode ir parar às urgências no hospital e esse não é o tratamento adequado para a situação. Para controlar os sintomas do síndrome de pânico você tem de tomar passos para os prevenir. Para saber mais sobre as manifestações físicas e mentais da síndrome do pânico pode ler os respectivos artigos.





Tratamentos do Síndrome de Pânico



A opção de tratamento mais comum para o síndrome de pânico é falar com o médico e pedir que ele receite anti-depressivos. Os medicamentos no mercado como o Paxil e o Prozac são anti-depressivos e não ajudam em nada para a síndrome do pânico. A única coisa que estes medicamentos podem fazer é que quando as pessoas acreditam neles, elas melhoram (mas não por causa dos medicamentos). Todos estes medicamentos têm efeitos secundários e está cientificamente provado que quem toma anti-depressivos corre um risco elevado de ter problemas de depressões mais graves no futuro.



Eu não recomendo anti-depressivos para o tratamento da síndrome do Pânico, pois tem esses efeitos secundários, risco de dependência, problemas de sono e o risco de entrar num ciclo depressivo grave. Este tipo de medicamentos é impingido em muitos pacientes devido à propaganda e ao hábito criado nos médicos pelas grandes farmaceuticas.



A medicação não serve para tratar de um problema psicológico, ela apenas põe os sintomas em pausa. Se você quer realmente ficar livra da síndrome do pânico a cura deve vir da sua mente.


Terapia Congnitiva e Comportamental



A opção mais viável é uma terapia cognitiva e comportamental. Este método utiliza a visualização, técnicas de respiração e relaxamento para evitar e lutar contra os sintomas do síndrome de pânico.



Outra opção para as pessoas que sofrem do síndrome de pânico é enfrentar os seus medos. Para alguns pacientes, confrontar gradualmente as situações que causam o síndrome de pânico pode ajudar a eliminar os ataques de ansiedade. Existem um método a seguir neste tratamento e deve ser feito por um médico ou um psicólogo de forma a não agravar o problema.



Uma parte essencial para tratar a síndrome do pânico é o entendimento da doença e da situação. A síndrome do pânico é um problema que está na sua cabeça e este não se resolve com um comprimido que altera o estado químico do seu corpo.




Como tratar o Síndrome de Panico de Outra Pessoa



Ao entender as diferentes opções que tem para tratar do síndrome de pânico para o ajudar a controlar os ataques, você vai conseguir uma vida livre do sofrimento de paranóia constante pelo próximo ataque de ansiedade.



Ao saber o que vai acontecer quando tem um ataque de pânico, você pode utilizar esta informação valiosa para ajudar outras pessoas que estão na mesma situação em que você esteve. As outras pessoas vão apreciar os seus esforços e conhecimentos que tem sobre esta doença crónica.



A capacidade de encorajar alguem a ir falar com o seu médico é boa mas devido à natureza do síndrome de pânico muitas pessoas tem medo de pedir ajuda a um psicólogo. Outra forma de ajudar estas pessoas é ensinar algumas técnicas de relaxamento e exercícios de respiração que funcionaram para si. Estas técnicas não são muito eficientes mas são um começo. Além de saber os diferentes tratamentos do síndrome de pânico você já se pode livrar da agonia de pensar que não tem cura ou que vai ser assim para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!