segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O ponto final: Qual é a dificuldade dos homens em dar fim a um relacionamento?

Está na cara que o relacionamento de vocês anda de mal a pior. Implicância demais, paciência de menos e sexo, que é bom, nem pensar. Por mais que o namoro vá mal para os dois, você tem a mais absoluta certeza de que ele não vai tomar a atitude de terminar. Parece que os homens têm imensa dificuldade de botar um ponto final nas histórias e preferem empurrar uma relação fracassada com a barriga.

As mulheres reclamam da falta de atitude deles para encerrar o que já acabou. Seria medo, insegurança? A publicitária Bruna D., 31, acha que os homens são uns fracos. "Nos meus dois últimos relacionamentos foi assim: não estava bom, mas tinha certeza de que o meu namorado jamais terminaria comigo. Não significa que ele acreditasse que o namoro ia ter uma reviravolta, mas que era um covarde", ataca. A bióloga Cláudia R., 33, diz que os homens deixam o trabalho sujo para as mulheres. "Eles fingem que o casamento vai bem, falam que está tudo ótimo e não tentam nada para salvar a relação. Daí, quando levam o pé na bunda, ficam tontos".

“Eles não suportam a solidão e arrumam outra, não importa quem seja. Eles ficam com a primeira que aparecer. Enquanto isso, a mulher fica chorando, apaixonada”

Comodismo?

Perguntamos a um arquiteto de 25 anos, a um redator de 30 e a um químico de 35 os motivos que levam um homem a empurrar um relacionamento com a barriga.
O primeiro disse que isso varia de homem pra homem, mas o motivo mais comum é a acomodação. "A gente já conhece aquela pessoa, está habituado às suas qualidade e defeitos. Também bate um medo de terminar e ficar sozinho", revela ele, que não acredita que um homem continue num namoro apenas por receio de fazer a namorada sofrer e vê-la chorar. "Homem é mais egoísta e não pensa se a mulher vai chorar ou se matar por causa deles", diz.

O segundo acredita que os homens têm, sim, mais dificuldades para terminar um relacionamento em decadência do que as mulheres. Também apontou ocomodismo: "Os homens são mais acomodados e conseguem viver mais tempo com uma situação incômoda do que as mulheres. Pequenas coisas podem prender-nos ao relacionamento como fazer sexo com frequência. Além disso, bate um medo de ficar sozinho, de não achar outra pessoa, de ter que começar tudo de novo, sem garantias". Para ele, a possibilidade da mulher abrir o berreiro faz com quem o homem pense mil vezes antes de chamar para uma conversa. "Vocês choram! Vocês chamam o homem da canalha. Vocês transformam aquilo num drama. Fazemos qualquer coisa para evitar a catarse", confessa.

O terceiro entrevistado, o designer de 35 anos, diz que a mulher é mais impetuosa. "Age apaixonadamente, tem coragem pra largar tudo e começar de novo - principalmente se já tiver um amante", acredita, confirmando que homem é diferente e prefere ir levando. "Há homens muito comodistas. Traem aqui e ali e vão levando com a esposa porque ela é legal, cuida dele etc", revela, lembrando que no passado as mulheres dependiam financeiramente dos maridos e, por isso, não podiam abandoná-los. "Hoje ela pode chutá-lo mais facilmente. Sexo frágil é o homem, que precisa de cuidados o tempo todo, que não aguenta nem uma dor de dente", diz.

O outro lado da moeda

Então, por unanimidade, fica determinado que homem não termina namoro por comodismo? A psicóloga Maria Manuela Ferreira não acredita nisso. "Pelo que vejo na minha clínica, nem sempre os homens têm mais dificuldades. Ao contrário, as mulheres ficam mais apegadas e não conseguem abrir mão do parceiro. Já o homem larga a mulher e nem dá notícia", garante ela, que concorda que os homens têm medo de ficar sozinhos. "Eles não suportam a solidão e arrumam outra, não importa quem seja. Ficam com a primeira que aparecer. Enquanto isso, a mulher fica chorando, apaixonada", afirma.

Segundo a terapeuta de casais Fernanda Teixeira, não se pode generalizar. "Há homens bastante intempestivos e também mulheres muito passivas. Além disso, antes de terminar um relacionamento, o ser humano, homem ou mulher, se depara com a dificuldade de encerrar uma etapa", afirma, lembrando que é preciso muita segurança para colocar o ponto final em um relacionamento. Para a terapeuta, empurrar uma relação com a barriga é um sinal de comodismo. "É deixar que o outro resolva a situação por você", explica.

Mariana Mattos, psicóloga especialista em relacionamento amoroso, afirma que a dificuldade em terminar uma relação não tem a ver com gênero: "Depende muito mais do jeito de cada um do que do fato de ser homem ou mulher". Ela lembra que há pesquisas interessantes que revelam que homens e mulheres têm expectativas diferentes num casamento. "Quando as mulheres reclamam que o relacionamento vai mal e os maridos alegam que está 'tudo bem' é porque, para eles, está tudo bem mesmo", explica, salientando que as prioridades são diferentes entre homens e mulheres. "Falta de amor, por exemplo, pode ser um bom motivo para uma mulher terminar um casamento. Já para o homem, não. Ele pode considerar o status social mais importante", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!