quarta-feira, 4 de março de 2009

Raiva, Culpa e Vergonha

Raiva, culpa e vergonha são sentimentos freqüentes, comuns , mas variam de intensidade de pessoa para pessoa. Quando vividos de forma intensa nos atrapalham no cotidiano, nas relações, criando problemas se não controlados.

Raiva
É normal sentir raiva. Ela pode ser um problema, quando muito freqüente, ou intensa, ou mesmo quando ausente. Ela pode variar desde a irritação até a fúria. O quanto ficamos brabos com uma determinada situação depende de nossa interpretação a respeito do fato. Existe uma variação individual de significados frente a um evento.

Cada um de nós interpreta um fato de forma que corresponde ao nosso modo de perceber o mundo e a nós mesmos. O sentimento de raiva é antecedido pelo pensamento, ou seja, pela idéia de que fomos maltratados, ou que fomos injustiçados. É na verdade, uma reação de defesa frente a uma percepção de ataque e ameaça. Nossa resposta está repleta de planos de vingança ou atitudes de retaliações. Como todos os estados do humor, a raiva é justificada por pensamentos específicos e alterações no comportamento e funcionamento físico.

O pensamento encontra-se relacionado com as crenças que foram organizadas no passado. Apresentamos uma tendência a perceber os fatos e o mundo de forma constante, baseada nas vivências anterior. Se no passado fomos severamente punidos, ou maltratados, ou abusados, temos a tendência a nos manter "em guarda" contra futuras ameaças, mesmo que seja desproporcional ao evento. A raiva rápida, ou aquilo que popularmente chamamos de "pavio curto", é justificada pela crença de que é possível nos protegermos quando nos confrontamos com o abuso. Já as pessoas que se acreditam incapazes de reagir frente a uma situação de maltrato, reagem com resignação, produzindo um sentimento de depressão.

A raiva também pode surgir com mais freqüência em relacionamentos íntimos, porque quando criamos múltiplas expectativas em nossas relações de amizades, ou de trabalho, ou amorosas, nos tornamos mais exigentes e menos tolerantes com a frustração. Soma-se a isto, o fato de que raramente informamos as pessoas nossas expectativas sobre ela, e pior ainda, algumas vezes nem estamos completamente cientes delas, até que sejam quebradas e acionado em nós o desapontamento, a mágoa, a injustiça e finalmente a sensação de violação de regras, expectativas que por nós foram criadas.

Compreendendo a raiva

Pensamentos Automáticos:
"Os outros são ameaçadores ou maus."
"As regras foram violadas."
"Os outros estão me tratando injustamente."
Estados do Humor:
Irritável... Zangado... Irado
Reações Físicas:
Músculos contraídos.
Pressão sangüínea aumentada. B
atimento cardíaco aumentado.
Comportamentos:
Defender/Resistir
Atacar/Discutir
Retirar-se (para punir ou proteger)

Estratégias de Manejo da Raiva

Reestruturação Cognitiva
Antecipação e Preparação de Eventos Utilizando a criação de Imagens
Reconhecendo os Primeiros Sinais de Raiva
Dar um Tempo
Treino de Afirmação Pessoal
Terapia com o Grupo Familiar

Culpa e Vergonha
A culpa e a vergonha são sentimentos intimamente relacionados.
Possuímos a tendência de sentir culpa quando acreditamos violar regras importantes para nós ou quando não correspondemos aos padrões que estabelecemos para nós mesmos.
Sentimo-nos culpados, quando julgamos que fizemos algo errado, pela crença, que deveríamos ter realizado de forma diferente ou melhor. O sentimento de culpa é um desconforto emocional por sermos "mal visto" por nós mesmo.
O sentimento de vergonha relaciona-se a sensação de que fizemos algo errado, porque supomos ser "defeituosos", "inúteis", "incompetentes", "inadequados"ou "mau.

A vergonha, geralmente, está ligada a uma visão negativa de nós mesmos, a uma baixa auto-estima. A vergonha freqüentemente acompanha um segredo. Tal segredo pode envolver outros membros da família, como alcoolismo, abuso sexual, perda de prestígio ou algum comportamento considerado desonesto na comunidade. O sentimento de vergonha é um desconforto emocional por acreditarmos que somos "mal vistos" pelos outros.

Estratégias de Manejo da Culpa e da Vergonha
Superar o sentimento de culpa e de vergonha não significa livrar-se da culpa se realmente algo errado tenha sido feito. Significa sim, pontuar a responsabilidade apropriada de acordo com o que quer que tenha sido feito.

Existem cinco pontos a considerar para a superação da culpa e da vergonha:
- Avaliar a gravidade de suas ações;
- Pesar a responsabilidade pessoal;
- Fazer reparos de quaisquer danos que tenham sido causado;
- Quebrar o silêncio;
- Realizar o auto-perdão.

Freqüentemente, apenas uma ou duas destas etapas são necessárias para ajudar a superar a culpa.
A vergonha profunda pode exigir todas as cinco etapas.

Fonte: Dennis Greenberger, em
"A mente vencendo o humor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!