sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Teclando com o inimigo: psicopatas na internet

“A funcionária pública carioca A., 42 anos, não quer revelar seu nome porque está envergonhada. Não consegue olhar no espelho sem pensar: “Como me deixei enganar assim?” No início do ano, ela conheceu um homem em um chat na internet. Em pouco mais de um mês, ele destruiu a vida e a reputação de A. Por causa do falsário, ela pediu dinheiro a amigos e contraiu dois empréstimos bancários que, agora, não tem como pagar. No total, A. perdeu 22 mil reais.”

“Ela suspira: “Vi nele o que eu buscava. Era gentil, falava de sentimentos e planejava fazer uma viagem para me conhecer melhor”.”

“(…) o moço da internet contou que estava arruinado por ter caído na malha fina da Receita Federal. “A história era convincente”, lembra. “Ofereci dinheiro, ele prometeu pagar no dia seguinte.” Foi o primeiro de muitos empréstimos.”

“O delegado do caso, Antenor Martins Júnior, tem certeza de que há vários marginais seduzindo vítimas na internet, porque eles são bons de lábia e “as mulheres têm vergonha de pedir ajuda às autoridades”.”

O perfil dos criminosos é específico: são fisicamente pouco atraentes, valem-se do anonimato na internet e são experts em detectar pessoas carentes. Com base nos inquéritos, a polícia concluiu que eles mantêm a pose, em média, por dois meses, período suficiente para ganhar a confiança da vítima e aplicar o golpe. A psicóloga e sexóloga paulista Maria Luiza Cruvinel os descreve como pessoas que têm TRAÇOS DE PSICOPATIA, agem com frieza e calculam cada passo do bote. Mais:“Como excelentes atores, fazem o papel de príncipes apaixonados e seduzem com muita facilidade”.”

ROTEIRO PARA NÃO CAIR NA LÁBIA DESSES CRIMINOSOS:

1. Faça as mesmas perguntas de maneiras diferentes e repare se o internauta cai em contradição.
2. Observe se a forma como escreve é compatível com o estilo de vida e com a profissão que ele afirma ter.
3. Investigue. Digite o nome dele em canais de busca da internet e veja ao que está associado. Podem aparecer: universidade em que foi aprovado, títulos, negócios e até envolvimento em crime noticiado nos jornais. Pesquise no
Orkut, na lista telefônica e ainda ligue para a empresa onde ele diz trabalhar.
4. Deixe dinheiro fora da relação. Evite empréstimos e não disponibilize cartão de crédito ou senhas bancárias.
5. Colha a opinião dos amigos sobre o seu romance – e dê-lhes crédito, pois, quando se está apaixonada, é comum desculpar coisas que todo mundo vê que não são desculpáveis.
6. Guarde o histórico dos e-mails, recados no
Orkut, conversas no MSN e noSkype. Mantenha o documento eletrônico original para mostrar à polícia, pois cópias em outros formatos não servem como prova.
7. Só marque o primeiro encontro, sempre em lugar público, quando você estiver segura
.

 

[Disponivel em: http://meunamoradopsicopata.wordpress.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!